terça-feira, 16 de setembro de 2014

✰ TOP 5 ✰ - Trilhas Sonoras

Trilha Sonora é um aspecto que pouquíssimas pessoas reparam em um filme, a não ser que a música em si já lhe soe familiar, assim como é um dos aspectos que quando cativa, cativa muito - afinal, nada gruda mais do que música boa... Ok, nem sempre: Katy Perry esta aí pra provar o contrário.
Resolvi listar então algumas das minhas trilhas sonoras favoritas. Nem todas tratam-se de trilhas sonoras originais mas, ainda assim, são sensacionais (rima).

✰Número 1 ✰ - As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Filme dirigido por Stephen Chbosky (autor do livro que deu origem ao filme) o qual funciona principalmente por causa da trilha. O longa se passa nos anos 90 e a trilha é composta justamente pelos principais nomes do rock da época - tem New Order, Sonic Youth, David Bowie (Heroes embala a cena chave do filme) e também The Smiths (com Asleep, que para mim é a melhor música do grupo). Aliás, esse filme foi um "fenômeno hipster", e toda crítica que eu lia na época do lançamento comentavam a mesma coisa: melhor trilha sonora do ano.
A história é algo como: Charlie (Logan Lerman), um estranho simpático e ingênuo, enfrenta o delicado momento de lidar com o primeiro amor, o suicídio de seu melhor amigo, e sua própria doença mental enquanto juntos lutam para encontrar um grupo de pessoas com qual ele pertença.*
O elenco conta também com a presença de Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin) e da Emma Watson (Harry Potter, duh), ambos jovens talentosos do cinema atual.



✰Número 2 ✰ - Bicho de Sete Cabeças (2001)
Dirigido pela Laís Bodanzky (que também dirigiu As Melhores Coisas do Mundo, em 2010) o filme não é de todo bom, apesar do roteiro extremamente militante e politizado, o filme - que é protagonizado por Rodrigo Santoro - acaba por soar totalmente datado (principalmente nos aspectos que condizem com montagem), beirando o piegas. Mas o filme tem sim seus highlights e um deles se dá justamente pela trilha sonora impecável. Composta pelo Arnaldo Antunes e pelo musicista André Abujamra, suas músicas já são um atrativo à parte. Destacam-se as faixas "Carnaval" e "Bicho de Sete Cabeças II".
Sinopse: Conta a história de Neto, um jovem que é enviado injustamente para um manicômio e lá acaba sucumbindo a um sistema desumano em que fora submetido.


✰Número 3 ✰ - Segundas Intenções (1999)
Como aluno de graduação em Cinema e Audiovisual acabei aprendendo que existem alguns filmes, nos quais você ama, que quando ditos em voz alta acabam por provocar uns olhares opressores dentro da sala de aula. Segundas Intenções (dirigido por Roger Kumble) é um desses. Eu realmente amo esse filme e amo tudo que ele engloba: diálogos, plot points, cultura pop, montagem e principalmente a trilha sonora. Quem já assistiu o filme entende que fora ele quem serviu de inspiração para toda uma geração do "cinema fútil" que veio depois, posso garantir pra vocês que não existiria Meninas Malvadas, Gossip Girl, Pretty Little Liars, Bling Ring e todos estes filmes/séries abordando os "jovens plásticos". A cena final do filme, aliás, acontece ao som de Bittersweet Symphony - do The Verve - e com certeza está figurando entre o topo da minha lista de "cenas favoritas ao som de clássicos", provavelmente só perde para Denis Lavant correndo ao som de Modern Love, do Bowie, no filme Mauvais Sang (de Leos Carax).
Enfim, o filme também conta com músicas de artistas como Couting Crows, Fatboy Slim e Blur.
Sinopse: Em Manhattan, Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian Valmont (Ryan Phillippe), pertencem uma rica família e vivem como irmãos, desde quando seus pais se casaram. Quando seu namorado a troca pela inocente Cecile Caldwell (Selma Blair), Kathryn decide se vingar e desafia Sebastian a um jogo, em que ele teria que seduzir e acabar com a reputação de Cecile.*




✰Número 4 ✰ - Ken Park (2002)
Larry Clark é um dos nomes mais relevantes da geração 90's de diretores, ele tem um estilo cru bem único - parecido apenas com o de Harmony Korine (que aliás roteirizou o filme no qual vamos falar agora).
Ken Park reflete toda essa crueza não só na atmosfera do longa, o qual tem desde planos instáveis e até correção de cor "relapsa", mas também pela trilha sonora do mesmo. O filme tem músicas bem marginais (tratando-se de punk rock e trip hop basicamente) as quais dialogam muito bem com o universo adolescente problemático dos protagonistas... inclui músicas do Rancid, Boucing Souls e até clássicos do hip-hop noventista, como The Alkaholiks. A história, de modo geral, gira em torno de quatro adolescentes que possuem problemas pessoais extremos com seus pais, e que apesar de serem amigos - acabam por não compartilhar isso com ninguém.




✰Número 5 ✰ - Bling Ring (2013)
Esse é único filme da lista que eu não gosto. Acho realmente ruim, mal construído, cafona... Não entendo como Sofia Coppola conseguiu fazer um filme (baseado em uma história tão interessante) sobre adolescentes glamourosos, ladrões e fãs de Lindsay Lohan soar tão chato, sem diversão alguma. E olha que gosto da carreira dela; "As Virgens Suicidas", por exemplo, continua fresh e atual até hoje.
Mas, como nem tudo são lágrimas de sangue, devo admitir que a trilha sonora desse filme é a melhor do ano passado - o mixtape deste filme no Spotify deve ser uma das coisas que mais ouço até hoje. A trilha tem tudo de mais refinado do pop/indie atual: M.I.A., Sleigh Bells, Rye Rye, Kanye West... É realmente um prato cheio. Uma pena que todas as cenas em que há trilha sonora, não exista uma construção de ritmo para implementação da mesma. Desde que escutei "Crown On The Ground" pela primeira vez, sonhava com o dia em que ouviria essa música em um filme... Pena que Sofia coloca ela em uma cena onde boa parte dos planos são feito com uma câmera de vigilância. Desperdício.

Emma Watson representando minha cara enquanto assisto Bling Ring
Se a trilha sonora desse filme estivesse em Spring Breakers (do Harmony Korine) teríamos cenas mais geniais que James Franco em um piano tocando Everytime, até porque Korine errou feio trazendo um filme tão estético ao som de dubstep - Skrillex devia ter ficado em 2012.
Sinopse: Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite.*


✰BÔNUS ✰ - O Casamento de Muriel (1994)
Essa relíquia, que assisto desde que nasci, é um drama belíssimo todo embalado ao som de ABBA. Não vou me estender muito, pois o top é five por um motivo. Mas quem tiver interesse, vá atrás... vale a pena.


That's all, folks.

*Sinopses retiradas do adorocinema.com.br




2 comentários: