segunda-feira, 30 de junho de 2014

✰ TOP 5 ✰ - SNUFF MOVIES

Inaugurando o primeiro top 5 do blog, estarei escrevendo sobre um dos meus assuntos favoritos: Snuff Movies.
Snuff Movies é o termo designado para vídeos de assassinatos e torturas reais. Apesar de ser uma das lendas da Deep Web (rumores afirmam que existe todo um mercado montado para comercialização desse tipo de filmagem) sabemos que os snuffs existem de fato e estão disponíveis na internet para quem queira assistir - não esqueçamos do site GORE2GASM, especializado em vídeos reais de assassinato (você pode conferir ele clicando AQUI)
A lista fora criada baseando-se em filmes que tratem do assunto ou que se apropriem de snuffs reais para criar narrativa.

✰ Número 1 ✰ VIDEODROME - A síndrome do vídeo (1983)

Qualquer artigo, reportagem ou post de blog randômico que se preze em falar sobre snuff citará esse clássico do Cronenberg pois, além de ser um filme dos queridinhos no cinema cult, é também um dos pioneiros em explorar o tema  (lembrando que o termo em si surgira de fato no começo da década de 80, com a POLÊMICA envolvendo o grandioso Cannibal Holocaust e as especulações sobre até em que ponto as imagens que víamos eram fictícias ou não). Tratando-se de uma das obras mais completas do diretor (que cada vez mais vem perdendo a mão em seus últimos títulos), Videodrome se tornou referência certeira no cinema de horror. Sinopse: Max Renn (James Woods), o dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de uma "snuff", que seriam cenas de pessoas que eram realmente torturadas e mortas. 




✰ Número 2 ✰ Alerta Vermelho - 2002

Em segundo lugar um título controverso e de qualidade duvidosa, do diretor (igualmente duvidoso) Olivier Megaton, Alerta Vermelho é um filme de ação comum, com um desenvolvimento comum e conclusão mais comum ainda, porém o que o faz entrar nesse seleto top (risos) é justamente sua premissa. O filme gira em torno de uma garota de 12 anos que encontra um DVD de sua madrasta torturando uma de suas babás, e ao denunciar para a polícia, começa a ser perseguida por uma organização que pretende assassiná-la. Com tremenda originalidade em suas cenas de abertura, o longa se perde e se torna mais do mesmo (dentre um e outro exagero estético comum de todos os filmes de Olivier). Vale a pena de ser assistido justamente graças a seu argumento inicial e também pelo fato de ser protagonizado pela maravilhosa Asia Argento (filha do grande diretor italiano Dario Argento), no papel da madrasta fatal e cruel.

✰ Número 3 ✰ 8MM - 1999

Sim, você sabia que eu sabia que esse filme estaria aqui. Sendo um dos poucos filmes bons na carreira de Nicolas Cage (que vem se consagrando cada vez mais um dos piores atores do mundo), 8MM fora o primeiro blockbuster associado ao tema, e o primeiro a trazer um ator mundialmente conhecido para viver um drama envolvendo snuff. É um thriller de extremo bom gosto, com um suspense gradativo próprio dos outros trabalhos do diretor Joel Schumacher, que em 2011 voltou a trabalhar com Nicolas Cage, dessa vez no thriller Reféns (que apesar de tudo funciona e se torna tão interessante quanto 8MM). Sinopse: Uma viúva contrata o investigador Tom Welles para descobrir se um filme de 8mm que ela encontrou no cofre do marido é verdadeiro ou não. O filme mostra imagens de crueldade com uma garota. As pistas levam o investigador a um mundo cada vez mais decrépito e obscuro.



✰ Número 4 ✰ Morte ao Vivo - 1996

O único filme espanhol da lista é esse b-sider noventista, cujo nome original é TESIS e - apesar de hoje em dia possuir uma fanbase razoável, demorou anos para sair do limbo de produções do terror independente. Não foge muito da proposta já apresentada nos outros dois thrillers da lista, o grande destaque se deve ao fato de exibir trechos de snuffs reais que circulavam pelos primórdios da internet de 96 (ou pelos campus das universidades, já que se trata de um filme universitário - outro destaque do mesmo), método o qual seria adotado depois pelos filmes SNUFF 102, um filme argentino de extremo mal gosto, com a pior narrativa sobre o tema já representado e pelo shockumentarry Faces da Mortes - aquele clássico de videolocadora que tratava-se de uma compilação com inúmeras filmagens gore e sensacionalistas (metade delas admitidas como falsas anos mais tarde, pelos próprios criadores). Sinopse: Gira em torno de uma jovem estudante que encontra um vídeo de assassinato de sua colega de faculdade, começando assim uma busca pra desvendar esse "grande mistério(not a big deal, eu disse). 


✰ Número 5 ✰ Guinea Pig - 1985

Pra encerrar, o título mais polêmico por trás dos snuff movies. Tão polêmico que fizera o ator Charlie Sheen denunciar ao FBI esse filme, quando o viu pela primeira vez na década de 80, pois acreditava que estava assistindo uma tortura real. Guinea Pig não é nada além de uma hora e dez minutos de filmagens de tortura, a vítima trata-se de uma mulher japonesa não identificada, que sofre e agoniza durante o longa. Guinea Pig não merece destaque por roteiro ou qualidade ténica, mas sim por transportar o espectador para dentro de um universo de tortura com um caráter quase documental sem quaisquer informações sobre o que se está sendo apresentado. Hoje em dia confesso que o filme não funciona mais da mesma forma que deveria mas, ainda assim, justifica e torna compreensível o porque da repercussão no final dos anos 80, atingindo quase o status de lenda urbana - disseminando ainda mais a cultura do snuff, mesmo que através de uma obra totalmente fictícia. A crueza das imagens e falta de narrativa fazem com que o espectador acredite no que está vendo.
Fora descoberto, aliás, algum tempo depois que o filme não passava de um teste de maquiagem de alguns estudantes japoneses, o que justifica as escolhas técnicas do filme. Depois da fama foram lançados mais 10 volumes da saga, todos eles com o mesmo principio de teste e evolução da maquiagem, se permitindo criar roteiros em cima das histórias de torturas - fazendo com que alguns dialogassem com o sci-fi (o melhor de todos inclusive é o quarto filme, que conta a história de uma serei encontrada em um esgoto, misturando o gore com o exploitation de mal gosto). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário