sábado, 11 de abril de 2015

✰ TOP 5 ✰ - CINEMA COREANO

Cinema (sul) Coreano talvez seja um dos mais expressivos e únicos da cinematografia periférica atual (juntamente com o Cinema Iraniano e Indiano), sensibilidade é de fato uma grandeza genuína nas produções que, com o passar dos anos, se firmaram em festivais  e tornaram-se promessas de bons títulos para o público cinéfilo mais seletivo. Universalidade nos temas abordados faz com que qualquer espectador compreenda e se enxergue na persona impressa em tela, os problemas vividos por seus protagonistas é reflexo de qualquer vida adulta, e sua línguagem cinematográfica é afirmada em tons poéticos.
Com isso apresentamos um top 5 com os títulos mais interessantes nas produções deste país.

✰ 5 - Oldboy -  Park Chan-wook (2003) 

Sempre aclamado e lembrado, Oldboy (2003) acaba sendo a maior referência do cinema sul coreano, elogiadissimo em Cannes no ano de seu lançamento o mesmo se envolveu em uma polêmica ao promover uma discussão entre os juris na categoria "prêmio da crítica". O maior rumor é que Quentin Tarantino teria surtado após seus colegas de banca não terem nomeado o filme para recebimento do prêmio (entregando o mesmo aos filmes "Às Cinco da Tarde", de Samira Majmalbaf, e "Uzak", de Nujri Bilge Ceylan). O destaque de Oldboy da-se graças a precisão de suas cenas de luta, extremamente bem coreografados (no próprio contexto de mise-en-scene) e os plot points em seu roteiro - aliás, o final do longa é tido por muitos como a pior história de vingança do cinema. Oldboy faz parte de uma trilogia antecedida por Mr. Vingaça (2002) e encerrada por Lady Vingança (2005), sendo todos dirigidas por Chan-wook Park (que recentemente dirigiu o norte-americano "Segredos de Sangue" - protagonizado por Nicole Kidman). Os três filmes contam histórias de vingança e se atribuem de diferentes estilos narrativos para fazê-lo, revelando a versatilidade de Chan-wook.

✰ 4 - Mother- Joon-ho Bong (2009) 

Outra belíssima obra coreana, lançada em 2009, Mother é um filme sobre investigação policial que se utiliza desse pretexto para discutir a relação sensível entre mãe e filho e os limites que um amor materno suporta em nome de seu fruto. Apesar do argumento soar piegas e cansativo, vale a pena destacar mais uma vez que a sensibilidade dessas obras beira um rendimento espiritual por parte do espectador. A dor representada em tela é palpável para quem a recebe, o tom frio do filme (que possui uma paleta de cores escuras e opacas) torna tudo mais denso na tristeza retratada pela protagonista. Mother consegue despertar (ao longo de suas duas horas de filme) compaixão da forma mais agridoce possível. Verossímil.

Still frame Mother (2009)
✰ 3 - I Saw The Devil - Jee-Woon Kim (2010) 

Dirigido por Jee-Woon Kim, que ganhou reconhecimento mundial em 2003 ao lançar o terror "Medo" (apesar de mediano fora bem recebido pelo público e crítica), I Saw The Devil começa com uma proposta de thriller e, apesar de acabar diluindo sua narrativa e se tornar um filme de ação da segunda metade para o final, não cai em clichês narrativos e se estabelece com um ritmo dinâmico e extrasensorial. A maioria de suas sequências violentas são sensitivas (graças a um desenho de som exagerado e caricato, vide giallo) permitindo que o espectador as perceba como "não-genuínas", mas ainda assim extremamente dolorosas, aliás, o elemento caricato ronda o longa frequentemente, e não prejudica de forma alguma o desempenho de seu universo. As cenas desenroladas em cenário urbanos do país possuem tanta irreverência visual que inúmeras vezes é questionável de onde a mesma se passa. Esse aspecto de mise-en-scène aplicada a estética urbana é comum no Cinema Coreano, mas geralmente vem acompanhado de uma impressão cultural do local - I Saw The Devil não funciona da mesma forma, sua universalidade é muito mais constante. Destaque também para uma das sequências que envolvem investigação policial na beira de um rio que faz clara referência, ao já citado neste post, Mr. Vingança.

✰ 2 - Poesia - Chang-don Lee (2010) 

Este filme é um divisor de águas para quem quiser compreender a beleza na simplicidade do cinema coreano. Poesia conta a história de uma senhora de 60 anos que precisa lidar ao mesmo tempo com um crime em sua família e seu diagnóstico de Alzheimer, em meio a tudo isso a mesma acaba encontrando alívio e compreensão no mundo da poesia. Dirigido por Chang-don Lee (responsável por outro grande título coreano chamado "Sol Secreto", de 2007), o diretor expõe uma vulnerabilidade e melindrismo muito únicos no universo da protagonista. Não há apenas empatia, mas também ternura na relação estabelecida com aquele que o assiste. Muitas vezes remetendo à trabalhos de Kim-ki Duk (outro grande diretor coreano), os limites do espaço rural de encontro ao urbano contemplam aquilo que é apresentando através de palavras, nas poesias da protagonista.

Still Frame - Poesia (2010)
✰ 1 - O hospedeiro - Joon-ho Bong (2006) 

Pela primeira vez neste blog, um top 5 terá dois filmes de um mesmo diretor. O hospedeiro também é dirigido por John-ho Bong, porém segue uma linha narrativa inversa ao de seu filme Mother. Enquanto Mother trata-se de um drama (com elementos policiais) que conta uma relação entre mãe e filho, este se atribui do terror (com elementos de sci-fi) para contar uma relação entre pai e filha. Lançado em 2007, o longa rendeu uma repercussão enorme na internet em meio aos fóruns sobre cinema de terror, pois o mesmo era vendido como um novo "Godzilla" (só que em proporções menores, deixemos claro) o que depois fora percebido como equivoco, já que o mesmo vai muito além de seu argumento inicial. Logo em seu começo somos apresentados a um dos planos sequências mais bem coreografados já visto, e compreendemos ainda neste instante que John-ho não está preocupado exclusivamente em atingir os fãs de terror/sci-fi, com um entretenimento visual, mas também outorga carisma à família protagonista, trazendo o (já dito e repetido neste post) autorreconhecimento característico do cinema coreano. Por fim, "O Hospedeiro" tem uma estrutura muito parecida com "I Saw The Devil": seu começo explora os pontos comuns do gênero proposto, mas de sua metade para o final o filme acaba indo por outros caminhos narrativos, alívios da comédia e algumas zonas de conforto da ação, não prejudicando de forma alguma seu desempenho.


Still frame - O Hospedeiro
Filme bônus:

✰ Birdcage Inn - Kim-ki Duk (1998) 

Um dos filmes mais controversos de Kim-ki Duk, mas que possui lugar garantido no coração deste que vos escreve. Trata-se de um drama coreano com nuances de novelas mexicanas, mas que resultam numa obra única e de extrema crítica a desigualdade social no país. Uma narrativa simplória mas de forma alguma pobre, que é negada por muito dos fãs desse talentoso diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário