segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Dicas para os novos acadêmicos de Cinema

Atualmente em meu sétimo semestre de Cinema e Audiovisual (final do ano me formo pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL), ainda causo espanto quando respondo a qual curso faço na faculdade. Graduação em Cinema ainda é novidade no Brasil e muita gente nem se quer sabe da existência do mesmo – o que resulta em desinformação não apenas de leigos, mas também em gente que tem interesse de estudar na área. Lembro-me que, ao entrar no curso em 2012, não tinha embasamento algum para real noção do que me aguardava, sabia que era um curso que estudava e produzia filmes, mas não possuía ideia de como o mesmo era feito. Pois bem, foi pensando em esclarecer inúmeras duvidas que criei este post no qual irei pontuar dicas úteis para os novos e/ou aspirantes a estudante de Cinema e Audiovisual.

Repertório é tudo
A primeira dica, e talvez a mais útil de todas, é: Tenha repertório sobre inúmeros filmes. Conhecer cinema é tudo nesse tipo de curso e é fundamental ter real noção de diferentes gêneros cinematográficos – não adianta de nada saber os trends do momento (Kubrick e Tim Burton todo mundo conhece) sem ter ideia das vertentes que existem no cenário clássico ou até mesmo underground. Afinal, você não está se tornando um graduando de cinema para discutir quem chorou mais em “A Culpa é das Estrelas”, não seja o tipo de acadêmico que acha Kill Bill e Amelie Poulain os melhores filmes do mundo... Ou caso queira ser, que tenha embasamento para defender o mesmo. Cinema vai muito além de montagem dinâmica e filtro de instagram.

Experimente todas as áreas
Não tenho total conhecimento sobre como funcionam os cursos de cinema no Brasil, o que sei que é que o meu (oferecido pela UFPEL) tem exercício prático de grande presença: todo final de semestre temos a obrigação (e prazer) de entregar um curta-metragem de ficção para avaliação do corpo docente. Se o curso que você aspira funcionar da mesma forma, aproveite para passar por todas as áreas de uma produção cinematográfica. Cada estudante tem sua área favorita e na qual se sente mais à vontade, mas é importante sair da zona de conforto e se aventurar em outras funções para afinar e aguçar suas habilidades. Nunca gostei da área de som ou produção, mas apenas quando topei fazer os mesmos e tive real ideia da dimensão destes papeis e domínio básico para trabalhar com ambos. Prática só vem com experiência.

Divulgue seus filmes
Todo estudante fica surpreso ao lidar com a grandeza da área de curtas-metragens no Brasil, são inúmeros festivais que acontecem no país todos os anos e por isso é importante que você envie seus filmes, por mais simples que sejam, para que o mesmo tenha uma maior visibilidade. A maioria dos festivais aceita inscrição online, por isso nenhuma desculpa é válida na não participação dos seus filmes nas curadorias nacionais. Lembre-se também que todo festival é válido, por menor que seja, e que não vale a pena a prepotência de achar que tal festival não merece sua participação por não ter uma visibilidade maior. A vida não é Festival de Gramado, graças à Deus.

Não tenha preconceitos com gêneros
Todos sabem que qualquer forma de preconceito é ignorância, na área cinematográfica o mesmo se aplica.  Meu gênero favorito sempre foi o Terror, já cansei de ver colega torcendo o nariz quando eu declarava o mesmo – colega inclusive declarando que esse tipo de gênero é “menos arte” que outros, por ter (algumas vezes) uma faceta mais descontraída. Não seja esse tipo de pessoa e assista de tudo, eu, por exemplo, subestimava o cinema Coreano, até que me tornei fã do mesmo. A regra também vale para séries televisas quiçá novelas, hoje em dia todo audiovisual acaba englobando a linguagem do cinema e transforma sua narrativa em arte. DESTAQUE DE OURO: Você como estudante brasileiro tem o dever moral de descontruir esse mito de que o cinema nacional é fraco e de baixa qualidade. Aliás, se você possui esse pensamento já comece a desconstrui-lo agora. É claro que existem títulos caricatos e de baixa qualidade (Globo Filmes) como em qualquer país, mas ainda assim cinema nacional é um pote de ouro com inúmeras obras consagradas, inclusive no exterior – conhecer e se informar é seu dever, não fazê-lo é burrice.

Se cerque de informações sobre
Cinema vai muito além de saber o lançamento do ano e acaba passando por áreas como: história, orçamento, crítica, política, premiações e tecnologias. Portanto é fundamental que você saiba um pouco de cada (ou muito). Com o Facebook fica fácil manter seu feed fresco e atualizado sobre o assunto. Algumas páginas que eu acompanho e indico são: Cahiers du Cinéma (officiel),  Cannes Film Festival, Filmes do Chico, Bloody-Disgusting e Adoro Cinema.

Socialize com todo mundo
Filme é uma arte que pode ser feita de inúmeras formas, porém, com certeza nenhuma delas inclui fazê-la sozinha. Já é importante em qualquer curso que você seja acessível e aberto com sua turma, que saiba ouvir opiniões alheias e construir algo com elas, mas no cinema isso é ainda mais essencial, pois na hora de realizar uma produção cinematográfica se tornará inviável conclui-lo sozinho e extremamente difícil com uma equipe minúscula. Quanto mais gente melhor, e mais bonito. Don’t be a bitch, not a rude one.

Eu, no primeiro dia de aula (Still frame do filme "Universidade do Prazer")
Sempre que estiver com dúvidas procure um veterano da faculdade que você aspira e tire suas dúvidas com ele, tenho certeza que o mesmo se revelará atencioso e prestativo (obrigado, Lucas Sá), pois todo veterano já foi iniciante e teve os mesmos medos que você. Por fim concluo esse post deixando claro, para você que escolheu cursar cinema, uma única coisa: Você fez uma ótima escolha.

2 comentários:

  1. "não seja o tipo de acadêmico que acha Kill Bill e Amelie Poulain os melhores filmes do mundo" já chegou dando na cara do tumblr inteiro <3

    ResponderExcluir